[Artigo] Presente para o Dia das Crianças – Segurança e Diálogo entre Pais e Filhos

Olá pessoal,

Atualmente, com a popularização da Internet e a facilidade em obter conteúdo, bom ou ruim, e como a web quebrou barreiras geográficas, também aumentou o perigo que corremos, principalmente as crianças e adolescentes.

Sem fazer terrorismo ou polêmicas, é fato que encontrar um “predador” nas salas de chat, mídias sociais ou ate mesmo em sites infantis, é grande. Nunca se sabe, não é mesmo?

Existem no mercado vários sabores de ferramentas que ajudam os pais a proteger seus filhos na web. Ferramentas pagas ou grátis (free).

O intuito não é vender a ferramenta A ou B, mas o que poucos sabem é que o próprio Windows 7 que você usa em casa, ou o novo Windows 8 (veja aqui: http://www.superdownloads.com.br/materias/windows-8-contara-bloqueio-de-acesso-internet-no-controle-pais.html), já possui esta ferramenta incorporada, o Controle de Pais (para saber mais, acesse o link:
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows7/products/features/parental-controls).

Mas, na minha opinião, não adianta os pais se cercarem de segurança em casa. Quando o filho(a) é criança, fica mais fácil controlar, mas quando o filho(a) é adolescente, sabe-se que eles têm vida social, seja na escola, no clube, casa de amigos(as), ou qualquer lugar fora de casa. Não dá pra amarrar no pé da cama ou colocar gps para rastrear! (Brincadeira exagerada!!)

Para que os pais possam se precaver, nada melhor que o diálogo entre eles e o(s) filho(s). Essa conversa franca ajuda com que os eles “abram seus olhos” para os perigos que possam comprometer sua integridade física ou moral, e que possam ter mais discernimento em separar o que é certo ou errado e saibam se proteger.

Não existe receita pronta e nem sempre o resultado é 100%. Vai depender, principalmente, da aproximação e da confiança mútua. Não é fácil, mas também não é impossível!

Esse laço é de suma importância na vida de ambos, experiência própria como pai. ;)

Espero que tenham gostado. Comentem, fiquem à vontade de dar sua opinião também!

Obrigado por acessar meu blog.

Jorge Barata

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>